sábado, 15 de setembro de 2012
segunda-feira, 23 de julho de 2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
sexta-feira, 25 de maio de 2012
BANCO DE PROJETOS
Este projeto nos faz pensar que a estrutura familiar vem mudando.
Nossa sociedade vem transformando os valores referentes a Família, novos conceitos, realidades, estrutura, mudanças de comportamentos...
Leia mais sobre o Projeto....http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38821
quinta-feira, 24 de maio de 2012
terça-feira, 22 de maio de 2012
A abordagem interdisciplinar na escola
A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado a partir da necessidade de justificar a fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas. Considerada pela ciência da educação como uma relação interna da disciplina “matriz” e a disciplinada “aplicada”, a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento.
É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um projeto didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização desse. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.
Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade quando voltada para a educação, em especial aos projetos educacionais, baseia em alguns princípios, entre eles:
• Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
• Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
• Embora adquirido individualmente, o conhecimento é uma totalidade.
• A criança, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;
3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
4º Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
http://educador.brasilescola.com
sábado, 5 de maio de 2012
Ovide Decroly
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da idéia de globalização de conhecimentos que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.
Seu método se destaca ao buscar conciliar medidas psicológicas e educativas na prática educacional com as crianças. Todavia, tomou-se mais conhecido pelos centros de interesse, pois possuíam um destino especial, aos alunos das classes primárias, os conhecimentos e interesses infantis apareciam associados.
A educação segundo ele, não constitui na preparação para a vida adulta, a criança deve viver seus anos jovens, e resolver seus conflitos no momento certo.
Sua pedagogia tinha um caráter naturalista e psicológico, visando o desenvolvimento infantil e sua adequada educação. Para tanto, focalizava o ensino sob o ângulo intelectual. Sua educação se pautava no aprendizado da leitura, do calculo etc.
A crítica ao seu método, gira em tomo da forma idêntica em dar a todas as crianças, uma cultura geral, sem se questionar a conveniência às crianças.
Nos centros de interesses, a criança passava por três momentos distintos, qual sejam: observação, associação e expressão. Nestes centros as crianças desenvolviam atividades do cotidiano, e no final da tarde, expressavam suas experiências em pranchetas na classe.
A proposta de Decroly é positiva, ela propõe medidas para que ocorra a transformação de todas as escolas: a formação de classes homogêneas, diminuição do efetivo das classes, modificação dos programas, distribuindo os assunto de forma diversa, partindo da própria criança seus interesses e necessidades.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Meu Projeto Pessoal/Profissional
Historinha do elefantinho
Um elefante pode facilmente levantar uma tonelada com sua tromba. Todavia, você que já visitou um circo, percebeu como aquelas imensas criaturas permanecem imóveis, atadas apenas a um pequeno pedaço de madeira? É que, enquanto pequeno, o elefante fica preso a uma pesada corrente, atada a uma estaca de ferro, profundamente fincada no chão. Portanto, por mais que tente, ele não pode quebrar a corrente ou mover a estaca de ferro. Assim sendo, não importa quão grande ele fique, continuará a acreditar que não pode mover-se, porque está preso áquele pequeno pedaço de madeira... Muitos seres humanos, adultos e inteligentes, agem como o elefante do circo. São restritos em seus pensamentos, ações e resultados. Nunca vão além daquilo que a auto-limitação que se impuseram permite. Se isto está acontecendo com você e com sua vida... resolva-se agora. Corte esta corda que o está prendendo... quebre agora a cadeia dos hábitos antigos... TORNE-SE A PESSOA QUE VOCÊ SABE QUE PODE E DEVE SER!
Projeto de vida: É ter sucesso...Buscar...Aperfeiçoar...Melhorar positivamente sua vida intelectual, social e profissional....
Tente Outra Vez
Raul Seixas
Veja!Não
diga que a cançãoEstá perdidaTenha fé em
DeusTenha fé na vidaTente outra vez!...
Beba! (Beba!)Pois a água vivaAinda tá na fonte(Tente outra vez!)Você tem dois pésPara
cruzar a ponteNada acabou!Não! Não! Não!...
Oh! Oh! Oh! Oh!Tente!Levante sua
mão sedentaE recomece a andarNão pense. Que a cabeça
agüentaSe você pararNão! Não! Não!Não! Não! Não!...
Há uma voz que cantaUma
voz que dançaUma voz que gira(Gira!)Bailando no arUh! Uh!
Uh!...
Queira! (Queira!)Basta ser sinceroE desejar profundo. Você
será capaz. De sacudir o mundoVai!Tente outra vez!Humrum!...
Tente! (Tente!) E não diga Que a vitória está perdida Se é de batalhas. Que
se vive a vidaHan!Tente outra vez!...