Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da idéia de globalização de conhecimentos que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.
Seu método se destaca ao buscar conciliar medidas psicológicas e educativas na prática educacional com as crianças. Todavia, tomou-se mais conhecido pelos centros de interesse, pois possuíam um destino especial, aos alunos das classes primárias, os conhecimentos e interesses infantis apareciam associados.
A educação segundo ele, não constitui na preparação para a vida adulta, a criança deve viver seus anos jovens, e resolver seus conflitos no momento certo.
Sua pedagogia tinha um caráter naturalista e psicológico, visando o desenvolvimento infantil e sua adequada educação. Para tanto, focalizava o ensino sob o ângulo intelectual. Sua educação se pautava no aprendizado da leitura, do calculo etc.
A crítica ao seu método, gira em tomo da forma idêntica em dar a todas as crianças, uma cultura geral, sem se questionar a conveniência às crianças.
Nos centros de interesses, a criança passava por três momentos distintos, qual sejam: observação, associação e expressão. Nestes centros as crianças desenvolviam atividades do cotidiano, e no final da tarde, expressavam suas experiências em pranchetas na classe.
A proposta de Decroly é positiva, ela propõe medidas para que ocorra a transformação de todas as escolas: a formação de classes homogêneas, diminuição do efetivo das classes, modificação dos programas, distribuindo os assunto de forma diversa, partindo da própria criança seus interesses e necessidades.
sábado, 5 de maio de 2012
Ovide Decroly
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